Som do rádio arranhando, como resolver.

 AssisTécnico - Soluções Sugeridas

Solução 1: Limpeza do Capacitor Variável (Capacitor Gangue)


**Raciocínio Técnico:** O som de “arranhar” ao sintonizar é um sintoma clássico de sujeira,

poeira, oxidação ou detritos entre as placas móveis e fixas do capacitor variável (conhecido

popularmente como capacitor gangue ou capacitor de sintonia). À medida que as placas giram

para mudar a frequência, qualquer impureza pode causar contato elétrico intermitente ou

inconsistente, gerando ruído elétrico audível nos alto-falantes do rádio. A limpeza restaura o

contato elétrico adequado.


**Ferramentas Necessárias:**

* Chaves de fenda diversas (phillips e fenda reta) para abrir o gabinete do rádio.

* Ar comprimido (spray para eletrônicos).

* Limpador de contatos eletrônicos (sem resíduos, dielétrico).

* Pincel macio e pequeno (opcional, para soltar poeira).

* Lanterna (para melhor visualização).

* Óculos de segurança.


**Precauções de Segurança:**

1. **Desligue e Desconecte:** Sempre desligue o rádio da tomada elétrica antes de iniciar

qualquer trabalho. Rádios valvulados operam com altas tensões (centenas de volts) que podem

ser fatais.

2. **Descarga de Capacitores:** Rádios valvulados contêm capacitores de alta tensão que

podem reter carga por um longo tempo, mesmo após serem desligados. Se você não tem

experiência, evite tocar em componentes internos antes de ter certeza de que as tensões foram

descarregadas. Idealmente, use um resistor de descarga e um voltímetro para verificar.

3. **Ventilação:** Ao usar spray de limpeza, garanta boa ventilação, pois os vapores podem ser

inflamáveis ou tóxicos.

4. **Óculos de Segurança:** Use óculos de segurança para proteger os olhos contra poeira e

sprays.


**Guia de Reparo (Passo a Passo):**

1. **Acesso ao Interior:** Com o rádio desligado e desconectado, remova a tampa traseira ou a

carcaça para ter acesso aos componentes internos. Geralmente, isso envolve soltar alguns

parafusos.

2. **Localize o Capacitor Variável:** Identifique o capacitor variável. É um componente grande,

geralmente metálico, com diversas placas finas e interligadas que giram em conjunto com o

botão de sintonia. Ele estará conectado mecanicamente ao eixo do botão de sintonia do painel


frontal.

3. **Remoção de Poeira Grossa:** Utilize o ar comprimido para soprar cuidadosamente a

poeira e detritos soltos ao redor do capacitor e de outras áreas do chassi. Use o pincel macio

para ajudar a soltar a poeira mais aderida, se necessário.

4. **Aplicação do Limpador de Contatos:** Com a cânula fina do spray, aplique uma pequena

quantidade de limpador de contatos diretamente nas fendas e entre as placas do capacitor

variável. Concentre-se nas áreas onde as placas móveis e fixas se aproximam e se sobrepõem.

Certifique-se de que o limpador penetre nas junções do eixo rotativo, onde as placas se

conectam eletricamente ao eixo.

5. **Movimentação das Placas:** Gire o botão de sintonia do rádio para frente e para trás em

toda a sua amplitude (de uma ponta à outra da escala) várias vezes. Isso ajuda o limpador a

espalhar-se por todas as superfícies de contato e a remover a oxidação e sujeira.

6. **Secagem:** Deixe o rádio repousar por pelo menos 15 a 30 minutos (ou o tempo

recomendado pelo fabricante do limpador) para que o solvente evapore completamente. É

crucial que não haja resíduo úmido antes de ligar o rádio novamente.

7. **Montagem e Teste:** Remonte o gabinete do rádio e conecte-o à tomada. Teste a sintonia,

observando se o som de “arranhar” desapareceu ou diminuiu significativamente.


Solução 2: Verificação e Lubrificação do Mecanismo de Sintonia


**Raciocínio Técnico:** Embora o som de “arranhar” seja frequentemente elétrico, um

mecanismo de sintonia seco, sujo ou emperrado pode causar ruído mecânico que pode ser

audível ou até mesmo induzir pequenas vibrações que afetam a estabilidade elétrica. Além

disso, a lubrificação adequada garante um movimento suave e sem atrito, o que é essencial

para um ajuste preciso e para evitar desgaste desnecessário. A lubrificação inadequada do eixo

do capacitor variável pode levar a um aterramento deficiente do rotor, resultando em ruído.


**Ferramentas Necessárias:**

* Chaves de fenda diversas.

* Óleo lubrificante leve (óleo de máquina de costura, óleo para instrumentos de precisão –

**NÃO use WD-40, que é um desengripante e não um lubrificante duradouro para este fim**).

* Cotonetes ou palitos de dente.

* Pano limpo e sem fiapos.

* Lanterna.


**Precauções de Segurança:**

1. **Desligue e Desconecte:** Sempre desligue o rádio da tomada elétrica antes de iniciar

qualquer trabalho.

2. **Descarga de Capacitores:** Tenha as mesmas precauções de descarga de capacitores


mencionadas na Solução 1.

3. **Cuidado com a Aplicação:** Tenha extremo cuidado para não aplicar óleo nas placas do

capacitor variável, pois isso pode atrair poeira e causar problemas elétricos.


**Guia de Reparo (Passo a Passo):**

1. **Acesso ao Interior:** Com o rádio desligado e desconectado, abra o gabinete conforme

descrito na Solução 1.

2. **Inspeção Visual:** Examine o mecanismo de sintonia. Isso inclui o eixo do botão de

sintonia, o eixo do capacitor variável, engrenagens, polias e o cordão do dial (se presente).

Procure por acúmulo de sujeira, graxa velha seca ou componentes gastos/danificados.

3. **Limpeza Mecânica:** Use cotonetes ou um pano levemente umedecido (com álcool

isopropílico, se necessário) para limpar qualquer sujeira ou graxa antiga visível nos pontos de

articulação e eixos. Retire com cuidado qualquer fiapo do cotonete.

4. **Lubrificação:** Aplique uma **pequena gota** de óleo lubrificante leve nos seguintes

pontos:

* Nas buchas ou rolamentos do eixo do capacitor variável, onde ele se conecta ao chassi.

* Em quaisquer engrenagens ou pontos de pivô do mecanismo de sintonia que demonstrem

atrito.

* Evite rigorosamente aplicar óleo nas placas do capacitor variável ou em quaisquer

contatos elétricos, exceto nos pontos de lubrificação mecânica.

5. **Movimentação para Distribuição:** Gire o botão de sintonia de ponta a ponta várias vezes

para distribuir o lubrificante uniformemente pelos pontos de atrito.

6. **Verificação do Aterramento:** Verifique se o corpo metálico do capacitor variável está

firmemente aterrado ao chassi do rádio. Uma conexão frouxa ou oxidada pode introduzir ruído.

Se necessário, limpe o ponto de contato do aterramento e aperte o parafuso.

7. **Montagem e Teste:** Remonte o gabinete e teste o rádio. O movimento do dial deve estar

mais suave e o ruído de arranhar, se relacionado ao atrito mecânico ou aterramento, deve ter

desaparecido.


Solução 3: Inspeção e Ressoldagem de Conexões da Sintonia/RF


**Raciocínio Técnico:** Um “arranhar” que ocorre apenas ao mover o botão de sintonia pode

indicar uma conexão elétrica intermitente ou “fria” em alguma parte do circuito de sintonia (RF -

Radio Frequência) ou FI (Frequência Intermediária). O movimento do botão de sintonia e a

vibração sutil do chassi podem estar flexionando um componente ou uma junta de solda

defeituosa, causando perda temporária de contato. Soldas frias são comuns em equipamentos

antigos devido ao ciclo de aquecimento/resfriamento ao longo dos anos.


**Ferramentas Necessárias:**


* Chaves de fenda diversas.

* Ferro de solda de baixa potência (25-40W) com ponta limpa e fina.

* Estanho (liga 60/40 ou 63/37 com fluxo de resina).

* Sugador de solda ou malha dessoldadora (para remover solda antiga, se necessário).

* Alicate de bico fino ou pinça.

* Lupa (opcional, para inspecionar soldas).

* Multímetro (opcional, para testes de continuidade).


**Precauções de Segurança:**

1. **Desligue e Desconecte:** Sempre desligue o rádio da tomada elétrica e descarregue os

capacitores.

2. **Ventilação:** Certifique-se de que a área de trabalho seja bem ventilada ao soldar para

evitar inalar vapores de chumbo/resina.

3. **Queimaduras:** Tenha muito cuidado com o ferro de solda quente para evitar

queimaduras.

4. **Proteção de Componentes:** Não superaqueça os componentes eletrônicos. Aplique calor

apenas o tempo suficiente para fazer a solda.


**Guia de Reparo (Passo a Passo):**

1. **Acesso ao Interior:** Com o rádio desligado e desconectado, abra o gabinete conforme

descrito anteriormente.

2. **Inspeção Visual Detalhada:** Com uma boa iluminação e, se possível, uma lupa,

inspecione todas as juntas de solda e fiações que se conectam ao capacitor variável, às

bobinas de sintonia (RF e oscilador), aos pinos das válvulas de RF/Mixer/Oscilador e aos

transformadores de FI. Procure por:

* **Soldas Frias:** Juntas de solda que parecem opacas, quebradiças, rachadas, granulares

ou com um formato irregular (não um

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