Rádio semp AC 431: válvulas acesas, ausência de +B

 




Valvulas acesas, ausencia de +B

Solução 1:

 Verificação do Transformador de Força (Enrolamento de Alta Tensão)


Raciocínio Técnico:

O sintoma de 'válvulas acesas' indica que o enrolamento de filamento do transformador de força está funcionando e recebendo energia AC da rede. No entanto, a 'ausência de tensão +B' aponta diretamente para uma falha na parte de alta tensão da fonte de alimentação. O transformador de força é o primeiro ponto onde a tensão AC é elevada e fornecida ao retificador. Se o enrolamento de alta tensão (HT) estiver interrompido (circuito aberto), nenhuma tensão AC será entregue ao retificador, resultando em 0V de +B.


Ferramentas Necessárias:

* Multímetro digital ou analógico (com escalas de resistência e tensão AC de alta voltagem)

* Chave de fenda Philips e/ou de fenda simples

* Diagrama esquemático do rádio Semp AC431 (altamente recomendado, se disponível)

* Luvas isoladas de segurança (opcional, mas recomendado para alta tensão)


Guia de Execução:

1. **Precaução de Segurança Crucial**: Desligue o rádio da tomada de energia e certifique-se de que ele esteja completamente desconectado. Válvulas e componentes de alta tensão podem reter cargas perigosas. Mesmo com o rádio desligado, sempre descarregue os capacitores da fonte de alimentação (ver Solução 3 para detalhes).

2. Acesse o chassis do rádio para localizar o transformador de força. Ele é geralmente o componente maior e mais pesado na fonte de alimentação.

3. Com o multímetro na escala de resistência (Ohms), identifique os terminais do enrolamento de alta tensão no secundário do transformador. Estes são tipicamente dois fios que vão para os pinos de placa da válvula retificadora e um terceiro fio central (center tap) que vai para o chassis (terra) ou para o enrolamento de filamento do retificador.

4. **Teste de Continuidade (Rádio Desligado)**:

    * Meça a resistência entre um dos terminais de alta tensão e o center tap. Anote o valor (deve ser de algumas dezenas a algumas centenas de ohms).

    * Meça a resistência entre o outro terminal de alta tensão e o center tap. O valor deve ser similar ao anterior.

    * Meça a resistência entre os dois terminais de alta tensão (este valor deve ser aproximadamente o dobro dos anteriores).

    * **Resultado Esperado**: Todos esses testes devem mostrar continuidade (resistência finita e estável). Se qualquer um deles mostrar 'OL' (Open Loop) ou resistência infinita, o enrolamento está aberto e o transformador precisa ser reparado ou substituído.

5. **Teste de Tensão AC (Rádio Ligado - COM EXTREMA CAUTELA)**:

    * Conecte o rádio à tomada, mas esteja preparado para desconectá-lo imediatamente se algo parecer errado.

    * Ajuste o multímetro para a escala de tensão AC mais alta (geralmente 500V ou 750V AC).

    * Com as pontas de prova, meça a tensão AC entre os dois terminais de alta tensão do transformador. Você deve ver uma tensão AC elevada (tipicamente entre 500V e 700V RMS, dependendo do modelo do rádio e do center tap).

    * Meça a tensão entre cada terminal de alta tensão e o chassis (terra). Você deve ver aproximadamente metade da tensão total medida anteriormente.

    * **Resultado Esperado**: Se o transformador estiver funcionando, você deve ler as tensões AC esperadas. Se as tensões forem 0V ou muito baixas, mesmo com continuidade, o transformador pode estar com problema nas espiras ou em curto, ou a entrada AC para o primário pode estar comprometida (embora as válvulas acesas geralmente descartem a falha primária total). Se as tensões estiverem presentes, o problema está mais adiante na cadeia.

6. **Desligar e Descarregar**: Sempre desligue o rádio e descarregue os capacitores antes de fazer qualquer ajuste ou medição interna após este teste.


Precauções de Segurança:

* **Alta Tensão Fatal**: As tensões presentes no enrolamento de alta tensão e após o retificador podem ser LETAIS. NUNCA toque em terminais expostos enquanto o rádio estiver ligado.

* Use apenas uma mão para fazer medições, mantendo a outra mão atrás das costas para evitar um circuito de corrente através do coração em caso de choque.

* Trabalhe em uma superfície seca e isolada.

* Tenha um extintor de incêndio à mão.

* Sempre desligue o rádio da tomada e descarregue os capacitores antes de qualquer inspeção visual ou trabalho de solda.


Solução 2: 

Verificação da Válvula Retificadora e Diodos (se aplicável)


Raciocínio Técnico:

A válvula retificadora (como uma 5Y3, 6X4, etc.) é responsável por converter a tensão AC de alta voltagem do transformador em tensão DC pulsante. Se o filamento da válvula retificadora estiver aberto (não acende) ou se a própria válvula tiver uma falha interna (curto, emissão fraca), ela não conseguirá retificar a tensão, resultando em ausência de +B. Em alguns rádios, especialmente pós-guerra ou reparados, diodos de estado sólido podem ter substituído a válvula retificadora; estes também podem falhar (abrir ou entrar em curto).


Ferramentas Necessárias:

* Multímetro digital ou analógico (com escalas de resistência, continuidade e tensão DC de alta voltagem)

* Testador de válvulas (opcional, mas ideal para um diagnóstico completo da válvula)

* Chave de fenda Philips e/ou de fenda simples

* Ferro de solda e sugador de solda (se houver diodos ou componentes soldados)

* Alicate de ponta fina


Guia de Execução:

1. **Precaução de Segurança Crucial**: Desligue o rádio da tomada de energia e descarregue completamente todos os capacitores da fonte de alimentação (ver Solução 3). Nunca trabalhe em um rádio ligado.

2. Localize a válvula retificadora. Ela geralmente é uma válvula maior, próxima ao transformador de força, e pode ter um pino de filamento de 5V ou 6.3V. Os terminais da placa (anodo) são conectados ao enrolamento de alta tensão do transformador.

3. **Inspeção Visual (Rádio Desligado)**:

    * Verifique a base da válvula por sinais de rachaduras ou pinos corroídos. Se o filamento da válvula retificadora não estiver aceso (mesmo que as outras válvulas estejam), isso é um forte indicativo de problema. No entanto, o sintoma 'válvulas acesas' sugere que o filamento do retificador *pode* estar funcionando se ele compartilha a mesma tensão de filamento das outras válvulas ou tem seu próprio enrolamento de filamento.

4. **Teste de Continuidade do Filamento (Rádio Desligado)**:

    * Com cuidado, remova a válvula retificadora do seu soquete.

    * Identifique os pinos do filamento da válvula (consulte o diagrama de pinagem da válvula, geralmente pinos 2 e 8 para uma 5Y3, ou pinos 4 e 5 para uma 6X4).

    * Use o multímetro na escala de continuidade ou resistência baixa para testar a continuidade entre os pinos do filamento. Deve haver uma leitura de baixa resistência (alguns ohms). Se houver 'OL' ou resistência infinita, o filamento está aberto e a válvula está defeituosa. Substitua a válvula.

5. **Teste de Tensão AC na Válvula Retificadora (Rádio Ligado - COM EXTREMA CAUTELA)**:

    * Recoloque a válvula retificadora no soquete.

    * Conecte o rádio à tomada e ajuste o multímetro para a escala de tensão AC mais alta.

    * Meça a tensão AC nos pinos de placa da válvula retificadora (os pinos conectados ao transformador). Você deve ver as tensões AC esperadas do transformador. Se estas estiverem presentes, o problema não está no transformador até este ponto.

6. **Teste de Tensão DC na Saída do Retificador (Rádio Ligado - COM EXTREMA CAUTELA)**:

    * Ajuste o multímetro para a escala de tensão DC mais alta (geralmente 1000V DC).

    * Meça a tensão DC no pino do cátodo da válvula retificadora (o pino de saída da retificação) ou no primeiro terminal do capacitor de filtro conectado a ele. Este é o ponto onde a tensão +B deve começar a aparecer. Se a tensão AC estiver presente nas placas, mas não houver tensão DC significativa no cátodo/saída, a válvula retificadora está defeituosa.

7. **Verificação de Diodos de Estado Sólido (se aplicável)**:

    * Se o rádio foi modificado para usar diodos de silício (1N4007 ou similar), desligue o rádio e descarregue os capacitores.

    * Desolde um terminal de cada diodo e teste-o com a função 'teste de diodo' do multímetro. Deve haver condução em uma direção e bloqueio na outra. Um diodo em curto-circuito ou aberto precisa ser substituído.


Precauções de Segurança:

* **Alta Tensão Fatal**: As tensões presentes durante este teste são LETAIS. NUNCA toque em terminais expostos enquanto o rádio estiver ligado.

* Sempre descarregue os capacitores antes de remover ou inserir válvulas e antes de fazer qualquer trabalho de solda.

* As válvulas ficam muito quentes. Deixe-as esfriar antes de manuseá-las.


Solução 3: 

Verificação e Substituição de Capacitores Eletrolíticos de Filtro


Raciocínio Técnico:

Os capacitores eletrolíticos de filtro na fonte de alimentação (especialmente o primeiro capacitor após o retificador, conhecido como capacitor de entrada) são cruciais para suavizar a tensão DC pulsante e fornecer uma tensão +B estável. Se um desses capacitores entrar em curto-circuito internamente ou desenvolver uma fuga excessiva, ele efetivamente 'aterra' a tensão +B, impedindo-a de se elevar e podendo até sobrecarregar o transformador ou o retificador. Capacitores antigos são uma causa muito comum de falha em rádios valvulados.


Ferramentas Necessárias:

* Multímetro digital ou analógico (com escala de resistência e, idealmente, medidor de capacitância)

* **Dispositivo de descarga de capacitores**: Um resistor de alta potência (ex: 10kOhm, 10W) com pontas de prova isoladas ou uma ferramenta comercial de descarga.

* Ferro de solda (30-60W)

* Sugador de solda ou malha dessoldadora

* Alicate de corte diagonal e alicate de ponta fina

* Novos capacitores eletrolíticos (com a mesma ou maior tensão de trabalho e capacitância similar ou ligeiramente maior)

* Óculos de segurança


Guia de Execução:

1. **Precaução de Segurança EXTREMA**: Desligue o rádio da tomada de energia e **DESCARREGUE ABSOLUTAMENTE TODOS OS CAPACITORES ELETROLÍTICOS DA FONTE DE ALIMENTAÇÃO**. Use seu dispositivo de descarga (resistor) para conectar o terminal positivo de cada capacitor ao chassis (terra) do rádio por alguns segundos até que a tensão caia para zero (verifique com o multímetro na escala DC). Este passo é essencial e não pode ser ignorado, pois os capacitores podem armazenar cargas letais por muito tempo.

2. Localize os capacitores de filtro da fonte de alimentação. Geralmente são capacitores cilíndricos grandes, muitas vezes agrupados em uma 'lata' multi-seção ou em capacitores individuais soldados na placa.

3. **Teste de Resistência (Rádio Desligado e Capacitores Descarregados)**:

    * Com um terminal de cada capacitor de filtro desoldado da placa (para isolá-lo do resto do circuito), ajuste o multímetro para a escala de resistência mais alta (ex: 1M Ohm ou 10M Ohm).

    * Conecte as pontas de prova aos terminais do capacitor, observando a polaridade (+ para + do capacitor, - para -). Um capacitor em bom estado deve mostrar uma resistência que começa baixa e gradualmente aumenta à medida que o capacitor carrega através do multímetro, tendendo para infinito. Se a leitura permanecer baixa (próxima de 0 Ohms) ou mostrar uma resistência muito baixa e estável, o capacitor está em curto-circuito ou com fuga excessiva e é a causa provável da ausência de +B.

    * Se você tiver um medidor de capacitância no multímetro, teste a capacitância. Capacitores muito antigos podem perder capacitância, embora isso geralmente cause zumbido, não ausência total de +B, a menos que haja um curto interno.

4. **Substituição dos Capacitores**: 

    * Em rádios valvulados, é uma prática recomendada substituir todos os capacitores eletrolíticos antigos da fonte de alimentação (e muitas vezes os de acoplamento de áudio também), pois eles são uma fonte comum de falhas e ruídos.

    * Anote cuidadosamente a polaridade (positivo e negativo) e a localização de cada capacitor antes de removê-lo. A polaridade é vital; instalar um eletrolítico com polaridade invertida pode fazê-lo explodir.

    * Desolde os terminais do capacitor defeituoso e remova-o.

    * Instale o novo capacitor, garantindo que a polaridade esteja correta. Use um capacitor com uma tensão de trabalho igual ou superior à do original (ex: se o original era de 450V, use um de 450V ou 500V). A capacitância (uF) pode ser ligeiramente maior sem problemas (ex: 20uF pode ser substituído por 22uF, 33uF ou 47uF, desde que o espaço físico permita).

    * Solde os novos capacitores com juntas limpas e firmes.

5. Após a substituição, verifique novamente todas as conexões e polaridades antes de ligar o rádio.


Precauções de Segurança:

* **RISCO DE CHOQUE FATAL**: Capacitores de filtro retêm carga letal por muito tempo. SEMPRE descarregue-os completamente antes de tocar ou trabalhar no circuito. Confirme a descarga com um multímetro.

* Use óculos de segurança ao soldar e ao trabalhar perto de capacitores, caso haja falha ou explosão.

* Evite o superaquecimento dos terminais dos novos capacitores eletrolíticos durante a soldagem, pois o calor excessivo pode danificá-los.

* Observe a polaridade rigorosamente ao instalar novos capacitores eletrolíticos. Erros podem causar falha e até explosão.


Solução 4: 

Verificação de Chokes e Resistores de Filtro na Linha +B


Raciocínio Técnico:

Após a retificação e a primeira etapa de filtragem capacitiva, a tensão +B passa frequentemente por um indutor (choke de filtro) ou um resistor de alta potência para filtragem adicional e/ou para criar diferentes tensões de alimentação para as diversas etapas do rádio. Se um desses componentes abrir (o que é mais comum com resistores sob estresse ou chokes com enrolamento rompido), ele interromperá o caminho da corrente para a linha +B, resultando em ausência total da tensão +B nas etapas subsequentes.


Ferramentas Necessárias:

* Multímetro digital ou analógico (com escala de resistência)

* Chave de fenda Philips e/ou de fenda simples

* Ferro de solda e sugador de solda (se houver necessidade de remover componentes)

* Diagrama esquemático do rádio (muito útil para identificar os valores corretos dos componentes)


Guia de Execução:

1. **Precaução de Segurança Crucial**: Desligue o rádio da tomada de energia e descarregue completamente todos os capacitores da fonte de alimentação (conforme Solução 3). Não trabalhe com o rádio ligado.

2. Localize o choke de filtro (geralmente um componente envolto em metal ou fita, com enrolamentos de fio expostos, visivelmente um indutor) ou os resistores de alta potência que fazem parte do circuito de filtragem da linha +B. Eles estarão em série entre os capacitores de filtro.

3. **Teste de Resistência (Rádio Desligado e Capacitores Descarregados)**:

    * Com o multímetro na escala de resistência (Ohms), meça a resistência de cada choke e resistor na linha +B.

    * **Para o Choke de Filtro**: A resistência de um choke em bom estado deve ser muito baixa, geralmente entre alguns ohms e algumas dezenas ou centenas de ohms (dependendo do projeto). Se a leitura for 'OL' (Open Loop) ou infinita, o enrolamento do choke está aberto e precisa ser substituído ou reparado (o que é raro e difícil).

    * **Para Resistores**: Compare a leitura do multímetro com o valor nominal do resistor (geralmente impresso no resistor ou encontrado no diagrama esquemático). A leitura deve estar dentro de uma tolerância razoável (ex: ±5% ou ±10%) do valor nominal. Se a leitura for 'OL' ou significativamente maior que o valor nominal (o que indica que o resistor 'queimou aberto'), o resistor está defeituoso e precisa ser substituído. Em alguns casos, o resistor pode estar visivelmente carbonizado.

4. **Substituição de Componentes Defeituosos**: 

    * Se um choke ou resistor for encontrado aberto ou fora de especificação, desolde-o e substitua-o por um componente de valor idêntico (resistência e potência para resistores, indutância e corrente para chokes). É crucial usar um resistor com a potência (Watts) correta ou superior, para evitar que queime novamente.

    * Solde o novo componente com cuidado, garantindo uma conexão sólida.

5. Após a substituição, verifique todas as conexões novamente antes de ligar o rádio.


Precauções de Segurança:

* **RISCO DE CHOQUE FATAL**: As tensões na linha +B são letais. SEMPRE descarregue os capacitores antes de tocar nos componentes ou trabalhar no circuito.

* Certifique-se de que o rádio esteja completamente desligado da tomada elétrica antes de realizar qualquer teste de resistência ou substituição de componentes.

* Ao substituir resistores, use componentes com a potência nominal correta para evitar superaquecimento e falhas futuras.

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